Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto que influenciam diretamente nos indicadores que compõem o Ranking.
O Comitê Organizador do Prêmio Excelência em Competitividade definiu em julho as seis boas práticas finalistas que concorreram na Categoria Destaque Boas Práticas, do Prêmio Excelência em Competitividade. Essa categoria visa conhecer e reconhecer os estados que têm desenvolvido políticas de impacto em Competitividade, dentro dos 10 temas que compõem os 10 pilares do Ranking de Competitividade dos Estados.
Através do Prêmio Excelência em Competitividade, o CLP - Centro Liderança Pública espera promover mudanças positivas na gestão pública, reconhecendo boas iniciativas estaduais que podem ser replicadas em outros Estados. Assim, o CLP atende a uma demanda de líderes públicos de todo o Brasil: ter reconhecimento, por mérito, de seus resultados no momento em que as políticas são executadas.
Reconhece o estado que teve o maior destaque em crescimento no Ranking de Competitividade no ano da premiação comparado aos anos anteriores, utilizando como base o posicionamento ordinal geral dos estados e a sua evolução
Identifica os desafios importantes para agenda atual da gestão pública estadual e premia 3 estados que possuem políticas de destaque nestes temas.
O CLP recebeu um número recorde de 292 políticas públicas inscritas em 2024. Dentre elas, seis boas práticas foram selecionadas como finalistas, e as três vencedoras foram anunciadas durante o evento de lançamento do Ranking de Competitividade.