Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto que influenciam diretamente nos indicadores que compõem o Ranking.
O Comitê Organizador do Prêmio Excelência em Competitividade definiu em agosto as seis boas práticas finalistas que concorreram na Categoria Destaque Boas Práticas, do Prêmio Excelência em Competitividade. Essa categoria visa conhecer e reconhecer os estados que têm desenvolvido políticas de impacto em Competitividade, dentro dos 10 temas que compõem os 10 pilares do Ranking de Competitividade dos Estados.
Através do Prêmio Excelência em Competitividade, o CLP - Centro Liderança Pública espera promover mudanças positivas na gestão pública, reconhecendo boas iniciativas estaduais que podem ser replicadas em outros Estados. Assim, o CLP atende a uma demanda de líderes públicos de todo o Brasil: ter reconhecimento, por mérito, de seus resultados no momento em que as políticas são executadas.
Reconhece o estado que possui o maior número de indicadores acima do país médio da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, na busca de se tornar um estado mais desenvolvido;
Reconhece o estado que teve o maior destaque em crescimento no Ranking de Competitividade no ano da premiação comparado aos anos anteriores, utilizando como base o posicionamento ordinal geral dos estados e a sua evolução
Identifica os desafios importantes para agenda atual da gestão pública estadual e premia 3 estados que possuem políticas de destaque nestes temas.
Uma das maiores vantagens competitivas do CLP são os insumos advindos da nossa rede de especialistas e lideranças da gestão pública. O prêmio de Destaque Boas Práticas deste ano irá bonificar as três iniciativas vencedoras com uma imersão em soluções com nossos especialistas.
A imersão, que pode acontecer durante três dias inteiros ou separados, será pautada pela seleção de indicadores menos satisfatórios dos três estados vencedores, integrando até 10 servidores públicos por estado para que possam contribuir junto aos especialistas na construção de maneiras de mitigar os desafios.
Ao mesmo tempo, as equipes responsáveis pelo programa serão bonificados com 16 horas de imersão nos temas do Master em Liderança e Gestão Pública - MLG para trabalharem os próximos passos acerca do desafio motivador da iniciativa vencedora.
O CLP recebeu para avaliação 147 políticas públicas. Seis boas práticas foram selecionadas para a final e as três vencedoras serão anunciadas durante a transmissão do evento.Confira as finalistas:
Conheca quem apoia o Ranking de Competitividade dos Estados.